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Inauguração do Clube Bezerrense de Xadrez com presença do MF Marco asfora

O amigo Carlos Augusto e a turma boa do xadrez de Bezerros convidam a todos a participar da inauguração do Clube Bezerrense de Xadrez que será realizado no dia 15 de fevereiro as 14h00, na rua da Matriz no centro da cidade de Bezerros na antiga agência de trabalho, contamos com a sua presença! Venha prestigiar! Faremos uma homenagem ao grande ícone do cenário Nacional e Mundial do xadrez MF Marco Asfora presença confirmada Cbex – clube bezerrense de Xadrez Metas I- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III- o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV- o fortalecimento de vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Como a Habilidade no xadrez pode ser medida facilmente e submetida a experimentos de laboratório, tornou-se um campo de testes importante para teorias nas ciências cognitivas; O xadrez quando introduzido nas Comunidades, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, haja vista que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir. Entre outras possibilidades, o xadrez pode ser apresentado na comunidade como tema transversal, enriquecendo a aprendizagem da comunidade e permeando a prática educativa em diversas áreas. Considerando-se que o jogo envolve essencialmente regras, métodos e fundamentos que os orientam, seja a relação do jogador com jogo, seja pela relação entre jogadores, essas regras, que os alunos devem seguir, orientam padrões de conduta a serem definidos e compartilhados pelos membros da comunidade, contendo assim, uma dimensão individual e coletiva, permanecendo ligados tanto à cognição (conhecimento) quanto ao afeto (sentimentos).. Objetivo Implantar, dentro do contexto da comunidade, de formas sistemáticas, interdisciplinares e lúdicas, o xadrez como ferramenta pedagógica e social, visando auxiliar o desenvolvimento cognitivo da comunidade, a aquisição de valores éticos e morais e a construção da cidadania. O Xadrez proporciona diversos benefícios, pois além dos citados anteriormente é: Uma atividade que facilita a aprendizagem de outros conteúdos, como história, quando apresenta a própria história e desenvolvimento do jogo, a geografia, ao contar sobre sua disseminação pelos diversos continentes. O estudo de seu tabuleiro relaciona-se a conteúdos de matemática e geometria, tornando-a ferramenta para um ensino mais prazeroso e eficaz. Os benefícios de sua prática iniciam-se quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. IMPLEMENTAÇÃO Inclusão do xadrez na comunidade Capacitação dos professores e coordenadores para ministrarem e acompanharem as aulas de xadrez, seguindo os objetivos pedagógicos e enxadrísticos a serem atingidos. Aquisição e utilização do material didático do professor e da comunidade. Disponibilizar um local adequado para as aulas, com quadro mural, mesas e jogos de peças e relógios de xadrez, nas quantidade adequadas às turmas. Aderir ao suporte técnico (pedagógico e enxadrísticos) do projeto. Cumprir o calendário de atividades e competições estabelecido no planejamento. JUSTIFICATIVAS FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: O xadrez é um esporte que não faz diferenciação de sexo, idade, condição social, raça nem biótipo, podendo ser praticado por deficientes visuais, auditivos, físicos em geral, em igualdade de condições com os não-deficientes. É um esporte de baixo custo, que ajuda no desenvolvimento das habilidades mentais das crianças, cooperando com a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, o autocontrole, o espírito de decisão, a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a criatividade e a inteligência. Foto: Boa noite! Venho com maior orgulho e felicidade convidar a todos a participar da inauguração do clube bezerrense de xadrez que será realizado no dia 15 de fevereiro as 14h00, na rua da Matriz no centro da cidade de Bezerros na antiga agencia de trabalho, contamos com a sua presença! Venha prestigiar! Faremos uma homenagem ao grande ícone do cenário Nacional e Mundial do xadrez MF Marco Asfora presença confirmada Cbex – clube bezerrense de Xadrez Metas I- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III- o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV- o fortalecimento de vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social. Como a Habilidade no xadrez pode ser medida facilmente e submetida a experimentos de laboratório, tornou-se um campo de testes importante para teorias nas ciências cognitivas; O xadrez quando introduzido nas Comunidades, auxilia ao desenvolvimento do sentimento de autoconfiança, haja vista que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e paralelamente progredir. Entre outras possibilidades, o xadrez pode ser apresentado na comunidade como tema transversal, enriquecendo a aprendizagem da comunidade e permeando a prática educativa em diversas áreas. Considerando-se que o jogo envolve essencialmente regras, métodos e fundamentos que os orientam, seja a relação do jogador com jogo, seja pela relação entre jogadores, essas regras, que os alunos devem seguir, orientam padrões de conduta a serem definidos e compartilhados pelos membros da comunidade, contendo assim, uma dimensão individual e coletiva, permanecendo ligados tanto à cognição (conhecimento) quanto ao afeto (sentimentos).. Objetivo Implantar, dentro do contexto da comunidade, de formas sistemáticas, interdisciplinares e lúdicas, o xadrez como ferramenta pedagógica e social, visando auxiliar o desenvolvimento cognitivo da comunidade, a aquisição de valores éticos e morais e a construção da cidadania. O Xadrez proporciona diversos benefícios, pois além dos citados anteriormente é: Uma atividade que facilita a aprendizagem de outros conteúdos, como história, quando apresenta a própria história e desenvolvimento do jogo, a geografia, ao contar sobre sua disseminação pelos diversos continentes. O estudo de seu tabuleiro relaciona-se a conteúdos de matemática e geometria, tornando-a ferramenta para um ensino mais prazeroso e eficaz. Os benefícios de sua prática iniciam-se quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. IMPLEMENTAÇÃO Inclusão do xadrez na comunidade Capacitação dos professores e coordenadores para ministrarem e acompanharem as aulas de xadrez, seguindo os objetivos pedagógicos e enxadrísticos a serem atingidos. Aquisição e utilização do material didático do professor e da comunidade. Disponibilizar um local adequado para as aulas, com quadro mural, mesas e jogos de peças e relógios de xadrez, nas quantidade adequadas às turmas. Aderir ao suporte técnico (pedagógico e enxadrísticos) do projeto. Cumprir o calendário de atividades e competições estabelecido no planejamento. JUSTIFICATIVAS FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: O xadrez é um esporte que não faz diferenciação de sexo, idade, condição social, raça nem biótipo, podendo ser praticado por deficientes visuais, auditivos, físicos em geral, em igualdade de condições com os não-deficientes. É um esporte de baixo custo, que ajuda no desenvolvimento das habilidades mentais das crianças, cooperando com a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, o autocontrole, o espírito de decisão, a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a criatividade e a inteligência.
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