.

Giovanni Vescovi faz nova data e o xadrez brasileiro agradece suas contribuições

Foto: Professor Toninho, Vescovi e Romero Moraes/ FENAC 2013

Hoje (14) é o aniversário de Giovanni Vescovi é um dos mais bem conceituados enxadristas do Brasil, é um dos melhores representantes sul americanos no mundo.

Enquanto criança, quando tinha apenas 3 anos de idade, começou a aprender a jogar xadrez com seu pai. Como seu pai trabalhava muito, ele só tinha tempo de jogar com ele aos finais de semana, e assim foi ao longo de 5 anos. Ao completar 8 anos de idade, ele foi para um clube de xadrez, no qual aprimourou tudo auquilo que já havia aprendido com seu pai. Quatro meses após entrar para este clube, ele teve a oportunidade de participar do seu primeiro campeonato. Ele participou de vários outros torneios de xadrez e desde então nunca mais parou.

Seus primeiros passos rumos aos títulos de xadrez vieram em 1987, quando conseguiu um digno vice-campeonato mundial mirim, tornando-se assim, o primeiro brasileiro a chegar tão longe em um campeonato mundial.

Com jogo arrojado e criativo, produziu algumas das mais belas partidas do xadrez brasileiro e teve várias combinações publicadas no Sahovski Informator, Chess Base Magazine, New in Chess e Europe Échecs.

Em 2009 ele conquistou de maneira brilhante o Campeonato Brasileiro de Xadrez Absoluto, Vescovi terminou a competição com 8,5 pontos, resultado de sete vitórias, três empates e somente uma derrota. A segunda colocação ficou com o GM Gilberto Milos, que terminou invicto, com 8 pontos.

No ínicio de 2010, após ter feito um ano de 2009 muito bom, com a conquista de alguns torneios dentro e fora do país, Giovanni chegou aos 2660 pontos no ranking da FIDE, e foi conseideram o melhor enxadrista do Brasil, e o 64º melhor enxadrista do mundo. Em 2010, no fim do ano, ele conseguiu de maneira espetacular conquistar seu sétimo título brasielro de xadrez.
Share on Google Plus

Unknown

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário