Marco Antônio Hazin Asfora (Recife, 24 de junho de 1947) enxadrista pernambucano, detentor do título de Mestre FIDE e Mestre Nacional Postal pelo Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro, além de ser considerado um dos maiores divulgadores do enxadrismo no Nordeste.
Foi ainda o campeão brasileiro de xadrez epistolar pelo Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro, entidade que representa oficialmente a International Correspondence Chess Federation no Brasil, no ano de 1987.
Asfora é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica de Recife e é engenheiro concursado. No início de 2007 estava preparando uma coletânea de suas melhores partidas comentadas.
Asfora aprendeu a jogar xadrez aos nove anos de idade com a orientação do pai Alexandre Asfora e sua primeira participação em xadrez de competição ocorreu no Torneio dos Escolares Salesianos na década de 1960.
Na mesma época passou a frequentar o Clube de Xadrez do Recife, levado pelo tio Eduardo Asfora, um outro grande enxadrista pernambucano que alcançou, por três vezes, a posição de vice-campeão brasileiro. Posteriormente Eduardo veio a orientar Marcos durante o seu desenvolvimento até que o jovem discípulo atingisse o nível magistral.
Marco Asfora foi por duas vezes presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, sendo ainda o fundador da Academia Pernambucana de Xadrez, que esteve em funcionamento no período compreendido entre os anos de 1993 e 2003.
Marco Asfora é hoje vice-presidente de Relações Exteriores da Confederação Brasileira de Xadrez, e atualmente tem se dedicado ao xadrez de fora dos tabuleiros.
Por toda esta brilhante história o maior Portal de xadrez de Pernambuco deixa aqui esta pequena homenagem.
0 comentários :
Postar um comentário